19 agosto 2014

A Festa Tem Traje Específico, E AGORA?!

Esse tal de dress code, ele já te confundiu alguma vez ?




O bom da adolescência é que a gente quase sempre tá na fase das festas de 15.
Eu mesma já vivi essa história pelo outro lado, pelo lado da anfitriã da festa, onde eu consegui ver e aprender muita coisa dessa função toda, mas, se tem uma coisa que eu sempre quis saber certinho e nunca cheguei a pesquisar é a denominação de cada traje. Mas agora sim: fiz minha pesquisa e tá na hora de compartilhar.

Hoje em dia, a maioria dos convites já vêm com o traje especificado. Quando não é com o nome do traje, é pelo menos com um desenho das peças chaves de roupa, como uma gravatinha e um vestidinho. Tá mais do que na hora de conseguirmos decodificar as ilustrações e aqueles nomezinhos estranhos onde sua única pergunta é: tá, mas é pra usar o que?

Uma coisa boa, muito boa: na minha opinião, por mais que as meninas têm muita mais trabalho para se produzirem, na hora de saber o traje quem mais sofre são os guris. Como saber se é preciso usar gravata? Pode usar calça jeans? Precisa ir de terno?...

  • Casual ou Esporte



Não gente, o "esporte" não significa que você pode chegar ao evento de camisa de time e tênis de corrida. Sim gente, quando eu era pequena eu pensava que era exatamente isso.
O traje casual/esporte significa que o evento é formal, mas não o suficiente para um vestuário muito chic. São normalmente churrascos, festas de família, house parties,...

Para eles: a calça pode, e até deve, ser jeans, de preferência um de corte mais formal. Camisa pólo é perfeita para a ocasião, ou uma camisa social que não seja tão,... cê sabe, social. Mas, nesse caso, a camisa é dispensável, vai mais pelo tipo da pessoa. No frio, casaco ou suéter. Nos pés, um sapatênis ou até um tênis mesmo.

Para elas: amo amo amo. É aquele look que só fica legal com um tenizinho ou uma botinha, que você vai nas festas que a sua galera organizou. Uma blusa bacana com uma saia ou até mesmo shorts é o perfeito para esse tipo de evento. Você pode escolher até um vestido, mas que seja de tecido simples e fique legal com sapatos baixos.


  • Esporte Fino, Passeio ou Casual



Esse traje é tipo o esporte, mas com mais elegância. A maioria das festas de 15 anos de atualmente são com esse tipo de vestuário, ou com o próximo que comentarei.

Para eles: eis a questão. Se você é alguém que está indo à uma boate em Milão, que pede esse tipo de traje, e você decide ir com calça jeans, você pe barrado. Isso se deve ao fato de que o jeans já não cabe mais nessa formalidade. Mas, como o nosso assunto principal aqui são eventos como festas de 15 anos, eu liberaria a calça jeans. O segredo tá aqui: o tipo de jeans. Não é o jeans largo e desbotado. Se você se nega a usar calça social, escolha uma calça jeans de corte formal. Escura e que tenha um bom caimento. Camisas lisas com blazer ou sem. Ainda não é necessária a gravata.

Para elas: uma saia e uma blusa, que sejam de modelos mais sociais, caem bem. Se você escolheu um vestido, mas ele é muito formal, deixe o look mais simples escolhendo acessórios discretos e até usando um cardigan informal. 

  • Social, Passeio Completo, Recepção ou Coquetel




Eu já fui a inúmeras festas com esse traje. Ele é usado para uma festa mais formal, como uma festa de 15 anos mais requintada ou um casamento, mas ainda não é tão formal como o black tie. Pra falar a verdade, das festas de 15, esse é o meu preferido. Dá pra se arrumar um pouquinho mais sem ficar "eita, será que não to meio toooo much?" 

Para eles: sorry guys, terno. Mas ó: saibam escolher o terno. Para não parecer que sua mãe comprou um terno em 2005 e você sempre usou o mesmo, prove-o e faça os ajustes. Casacos com as mangas curtas demais, ou ternos inteiramente largos demais, são pra matar. O colete é dispensável, mas também não é proibido. 

Para elas: fácil: vestido e salto. Eu sei que a maioria ama os curtinhos, pois eu também amo, e isso é ótimo. Mas escolha um modelo que não seja uma combinação do curtinho + decote + justinho. Prefira um curtinho justo mas com um decote mais discreto, ou um curtinho com a saia solta, rodadinha. Esse traje requer um penteado e uma make caprichada. 

  • Black Tie 





Ou, no meu mundo: look do debut. Pois o baile de debutantes é o único evento que eu já fui e sempre vou que se usa esse traje. É o clássico "aaaaff, eu nunca acho vestido longo"

Para eles: smoking completo (com a faixa, gravata borboleta,...) e sapato social. A preferência é de um traje preto. A dica do ajuste do terno cabe aqui também.

Para elas: é traje de gala, girls. Vestido longo e salto. Uma dica: cuidar com o comprimento: prove sempre o vestido com o sapato que pretende usar no evento. Quando fica muito curto, e chega a aparecer muito do sapato, fica brega. E quando é longo demais, pode incomodar um pouco durante a festa. 

Ainda existe o white tie, que é ainda mais formal. Nesse caso, os homens devem usar sapatos de couro e smoking, e as mulheres vestidos longos de cores clássicas, salto e jóias. Os acessórios são de todo o luxo, como luvas ópera.


Sempre tentando ajudar,
A Tulista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale rir, chorar e opinar.