11 fevereiro 2014

Fluorescent Adolescent: 15 Anos, 2 Meses e 25 Dias, Hello High School

Em menos de 1 semana, eu estarei no meu primeiro dia do primeiro ano.

Freaking scary, guys, freaking. Eu sonhei com esse dia a minha infância inteira, mas, praquêisabella?
Tá legal que no ensino médio minha sala vai ser colada na da minha melhor amiga, as palestras são mais bacanas, tu ganha mais autoridade no grêmio estudantil e, além de tudo, ainda pode rir um pouco de quem está no fundamental. Brincadeira pai, eu não faço isso. Mas mesmo assim, não entendo o porque de eu sempre ter sido um pouco-muito ansiosa quanto a isso.
Ah, sejamos sinceros, nenhuma pessoa do fundamental se orgulha ao contar para alguém do ensino médio sobre suas aulas de "ciências", ou, no caso da minha escola, ainda tínhamos todo o lance de informática. Era perfeito...... para ser zoada pela melhor amiga que, por alguma injustiça do mundo, está uma série adiantada que você. A produção errou nisso aí.




Durante as férias, fiz uma observação e até comentei com algumas pessoas: por incrível que pareça, acho que o pessoal se sente muito menos reprimido no ensino médio ou até oitava série do que nas séries iniciais.
Eu comecei esse argumento pois eu e a Milena, como sempre, estávamos falando sobre coisas aleatórias e chegamos ao ponto de reclamar sobre os lanches não saudáveis da cantina, e eu acabei prometendo para ela - e para mim mesma - que eu não comeria nem um único pastel na hora do recreio, e que preferia levar o meu próprio lanche. A gente logo pensou "puts, levar o lanche num POTINHO?!". Avaliemos, levar um potinho para a escola é meio "minha mãe arruma a minha mochila", mas, ao mesmo tempo, chegamos a concordar que isso era um problema muito maior ali pela sétima série - livrai-me da minha sétima série -, quando ainda estávamos naquela competição interminável de "quem é mais teenager e quem é mais baby". Agora você já está no primeiro ano, pode levar potinho em forma de melancia e até ter um estojo dos Minions, você já saiu - espero que já tenha - daquela fase que tinha que provar muita coisa pra muita gente, mesmo que isso fosse apenas coisas da sua cabeça.

Acho que eu deveria começar um diário e livrar vocês das minhas lamentações.





Deixando a parte óbvia que é o estudo de lado, não, eu não ache que o ensino médio vá ser a parte mais difícil da escola. Provavelmente, depois desse post, muitas pessoas que já estão no segundo ou sei lá que ano vão vir falar comigo e dizer que é impossível, e eu até agradeceria se fizessem isso para já me deixarem preparada pros meus próximos 3 anos.
Mas ok, o meu ponto é que HELL, eu achei a sétima e a oitava série uma fase bem complicada quando eu penso em mudança de personalidade e identidade do seu ser escolar. Você pode até ser colega do pessoa da sua turma desde a primeira série, mas acho que é no final do fundamental que você se toca: eles são mais de 10 anos da sua vida. Isso é uma grande porcentagem de todo o tempo que você já viveu, ISSO TEM DE VALER ALGO.

Até dois anos atrás eu era a chata que mesmo conversando com a maior parte da turma, não deixava ninguém realmente se aproximar. Deixava claro que amigos de verdade eram os que eu tinha fora dali, e costumava me irritar com todo mundo. Minha pré adolescência foi meio "ok Isabella, senta aí e fica quieta". Pelo menos é isso que eu diria para mim mesma se pudesse voltar no tempo.
Mas deu, isso de querer porque querer odiar os colegas é super out. Falar mal da galera só porque você acha que eles não têm nada em comum com você, só porque não frequentam os mesmo lugares e só porque, na verdade, você sabe que talvez eles falem mal de você, é extremamente infantil e, no final, quem vai ficar meio sozinha e ter uma lembrança sem graça da sua vida escolar, vai ser você. Só você.




Acho que foi na época da viagem das oitavas que eu abri meus olhos para tudo isso. Essas pessoas, que te cercam por quase 5 horas todas as manhãs, são as que, de um jeito ou de outro, te conhecem como muitas outras pessoas não te conhecem. São eles que vão te ver com o cabelo meio bosta nos dias de chuva, são eles que tiram fotos de você dormindo no meio da aula de História, são eles que sabem que você é como qualquer outra pessoa, são eles que vão estar ali na sua primeira aula do ensino médio, na sua formatura, na sua comemoração de bixo da sua faculdade dos sonhos,... São eles que vão fazer todo o lado "puts" da escola desaparecer. É só você deixar acontecer.
Aff, ok, um beijo para os insuportáveis dos meus colegas que me fizeram aprender tudo isso.

Química, física, sociologia, filosofia, artes, português, literatura, história, biologia, geografia, matemática e educação física. OK MAS E O MEU TEMPO DE TWITTER, COMO FICA, FESSORA?
Ta aí uma coisa que eu vou ter que abrir mão: mil horas na internet. Keep Calm, o FDT é exceção.
Se liguem nesse fato científico que colocou na minha cabeça a ideia de "ok bellinha, esse ano tu vais estudar todas as tardes": se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 1 dia e 90% em 6 meses. Isso quer dizer que eu não lembro nem da metade do que eu aprendi no ano passado. Estoy ferradita.




Outra coisa que eu acho que deve mudar quando você entra no super cool high school: tá na hora de deixar o pensamento de que ficar na média já é ok de lado e pensar em tirar notas que realmente são dignas de aplauso. Eu digo "tentar" porque eu sempre acho que é isso que vale, mesmo que isso seja frase de coordenadora estudantil da escola.
Hoje em dia, já é mais do que claro que essa história de ter uma média alta não quer dizer que você é cdf ou qualquer coisa do tipo, você é apenas alguém esforçado que mereceu isso. Se não forem tão inteligentes, pelo menos sejam espertos e usem o raciocínio de que, no final do ano, é bem melhor já poder festejar o verão do que ter que ficar estudando para recuperações. Geek is the new chic.

Não estou freaking ansiosa nem nada, mas até gosto da ideia das aulas estarem começando, pois eu adora toda essa coisa de ter rotina novamente. Que roupa eu vou usar no primeiro dia de aula é uma questão que ainda vai acabar com o meu último final de semana de folga, mas isso nunca é novidade.

Por mais dramática e observadora que eu seja, acho que eu sobrevivo, não é? To aceitando dicas de quem já passou por isso, e até histórias de quem vai pra sétima série - to falando isso porque eu pirei na minha época dissae.

Sempre aqui, até mesmo se eu esquecer 25% disso tudo em seis horas,
A Tulista.

10 comentários:

  1. Quem vai pra oitava série esta desesperada, essa que é a realidade.
    Como vai ser o primeiro dia de aula? Colegas novos? E os professores, são legais? AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH, não paro de pensar nisso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admito que pode ser bem apavorador no começo, e talvez até no final, mas prometo que, de um jeito ou de outro, vai ser super diferente - um diferente BOOOOM!

      Excluir
  2. Fui para o terceiro ano, e cara, agora que tá caindo a ficha que "é o meu ultimo ano na vida escolar". Que depois, muitos dos meus colegas, vão virar meros conhecidos.. Não por que você quis, mas a vida, cada um vai seguir um rumo diferente. Você vai passar dias, meses sem ve-los, ou até anos. E não vai ser nada legal isso.. Por isso, Bella, aproveita muito o começo do ensino médio. Aproveita mesmo. E mudando de assunto, adoro seu blog! Tenha um ótimo dia <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, nem em fala do terceiro ano. Confesso que fantasio bastante com esse ano, mas MORRO DE MEDO. Boa sorte pra nós!
      Obrigada ,3

      Excluir
  3. Vish também estou indo pro primeiro ano, que encrenca, mas é só mais um passo, para esse longo caminho da vida, seja sabia em suas escolhas, e se você não conseguir alcançar suas médias, seus objetivo, nunca esqueça duma coisa, se pensar fica fácil ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE PENSAR FICA FÁCIL!
      A gente sempre dá um jeitinho, então lets go :D

      Excluir
  4. Olha, eu tenho uma dica pra te dar: estuda, e muito, porque o primeiro ano foi o mais difícil pra mim. Quer dizer, agora vem o terceiro, mas eu pretendo me esforçar muuuito. Boa sorte =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To mesmo com uns planos aí de parar de ser preguiçosa - to morrendo de medo de química - e estudar direitinho, hehe.
      Boa sorte pra nós e obrigada!!!

      Excluir
  5. Fluorescent Adolescent cara como eu amo essa musica :DD

    ResponderExcluir
  6. Sabe Bella, eu comecei o ensino médio esse ano e li todas essas coisas ano passado, só que agora passando por elas, é diferente. Te muda um pouco sabe? Mas agora fazendo as contas você já está no 2° ano, e aí como foi viver tudo isso? Beijos, amo demais (muito mesmo) seu blog ♥

    ResponderExcluir

Vale rir, chorar e opinar.