30 agosto 2013

Especial: 5 Dicas Para Fazer Seu Blog Funcionar

Depois de mil e um pedidos, cá estou fazendo este post sobre blogs.

Eu estava certa da minha decisão de não fazer este post, achava que ia fugir muito do assunto do Feito de Tule, mas como muuuuitas de vocês, Tulistas, vieram me pedir algumas dicas, eu resolvi fazer logo, pois um blog é isso aí, é ver o que as leitoras procuram e colocar na página. Ai gente, vocês não têm ideia do quanto a minha vida mudou há sete meses, no começo do FDT. E, por causa desse sentimento maravilhoso, é que eu quero que dê tudo muito certo para todo mundo que quer realizar o sonho de ter o seu próprio blog.




1. Conheça o assunto.
Não interessa qual seja o assunto de seu blog - moda, filmes, decoração, jogos, textos, fotografia,... -, você tem o dever de saber o que está falando. Não basta apenas gostar, pois um blog sobre uma área da qual você não detém um grande conhecimento e pesquisa, pode vir a se tornar fraco em pouquíssimo tempo, pois logo você não saberá mais como e sobre o que falar.  Pesquise, vá atrás, aí sim você vai conseguir falar dos assuntos e temas que prefere.


2. Tenha contato com os leitores.
Diferente de um site, o blog é de contato mais direto, de pessoa para pessoa. Procure usar uma linguagem informal mas, ao mesmo tempo, saiba os limites dessa informalidade. Usar gírias e frases populares te aproxima do internauta, mas uma linguagem correta, sem erros de português e sem palavras inapropriadas são super necessárias. Procure sempre responder os recados dos leitores, e tentar saber o que eles procuram no blog.


3. Seja autêntico.
O blog é seu, então torne ele seu. É super bacana ter inspirações de outras blogueiras e blogueiros, para sabermos o que está rolando no mundo dos bloggers e até mesmo conhecer diversos tipo de linguagens, mas jamais tente ser o seu ídolo. Torne o blog um espaço de suas opiniões, e não de pensamentos alheios. Seja você no seu jeito, na sua personalidade.




4. Guarde bastante tempo para o blog.
Eu visito muitos blogs, e antigamente eu ficava torceeeeendo para que tivessem posts novos todos os dias, e sei que tem muitos de você que vêm falar comigo, todos os dias, pedindo posts novos, e por mim seria exatamente assim, mas noooossa, tudo isso é bem trabalhoso. É pesquisa de conteúdo, imagens, datas, gosto dos leitores,... Um post, em média, me toma 2h e 30min, fora a parte de bolar toda a ideia. Você deve se dar 100% ao blog, atualizar e ter ambições para fazer tudo dar certo. É trabalhoso e cansativo, mas vale muito a pena.


5. Seja paciente.
Se você se importa muito com o número de visitas que você recebe, você precisa saber logo de uma coisa: isso é bom, essa vontade e empolgação, mas não crie o blog já esperando apenas isto, e nem espere que o sucesso venha rápido. Para mim, por exemplo, levou 7 meses para chegar ao número de 35.000 visitas, mas para muita gente pode demorar 8, 10, 15, ou até mesmo 5, 3 meses. Procure ter metas, mas jamais esqueça do que está vivendo apenas para ter um grande número de leitores. Aproveite mais os que têm no momento e saiba como agradar um grande número dos que já possuem. Procure ter parcerias, divulgue seu blog em cartões e/ou redes sociais. Um blog não cresce de um dia para o outro.


Viram só? Ter uma blog não é NADA fácil, mas garanto que vale muito a pena, pois se você gosta do que faz, vai realmente se divertir e aproveitar. É inexplicável.
Espero que tenham gostado das dicas, e se tiverem mais algumas, ou alguma coisa em seu próprio blog que queira mostrar, é só comentar!
Com amor, eu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale rir, chorar e opinar.